Abaixo você encontra um pouco de nossa história, nosso compromisso, políticas e valores
A ASPEX é a Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul da Bahia, criada em 26/08/2006 pelos produtores florestais da região sul da Bahia, que, visando o aumento da atividade de produção de florestas plantadas, perceberam a necessidade de se organizarem em grupo, de modo a compartilhar conhecimento e melhores práticas para a atividade, além de fortalecer o mercado madeireiro da região.
A ASPEX tem sua sede no município de Eunápolis/BA. Atualmente, a associação reúne mais de 80 associados, todos produtores de eucalipto, abrangendo 10 municípios: Eunápolis, Porto Seguro, Belmonte, Canavieiras, Itapebi, Itagimirim, Guaratinga, Itabela, Santa Cruz de Cabrália e Mascote.
A Associação busca atuar no agronegócio do Extremo Sul da Bahia, pautada no profissionalismo e embasada no tripé da sustentabilidade. Portanto, os produtores associados praticam a atividade rural por meio de processos socialmente justos, ambientalmente adequados e economicamente viáveis, uma vez que compete à ASPEX atender aos interesses econômicos de seus associados.
Dentre tantas conquistas, a ASPEX possui vários certificados de manejo florestal em grupo desde 2011, os quais passam anualmente por manutenção e conferem aos seus associados conformidade com os requisitos das normas estabelecidas pelas entidades acreditadas para a emissão dos certificados.
Desenvolver o negócio de Silvicultura com bases na sustentabilidade, associativismo, consórcios de culturas, agregar conhecimento ao produtor, valorizando a atividade rural.
Crença no associativismo;
Valorização da atividade rural;
Desenvolvimento das pessoas;
Responsabilidade Socioambiental;
Atuar no agronegócio do Extremo Sul da Bahia, com profissionalismo e responsabilidade socioambiental, atendendo aos interesses econômicos dos Produtores Florestais Associados.
A ASPEX, norteia-se na sua Política de Gestão para condução dos assuntos e demandas de seus associados e partes interessadas, tendo como base as seguintes diretrizes estatutárias:
Viabilizar a prestação de serviços que contribuam para o fomento e a racionalização das atividades agropecuárias, agroindustriais e a defesa das atividades econômicas, sociais e culturais dos associados.
Promover a partilha de vivências e experiências adquiridas com as partes interessadas, a fim de multiplicar conceitos de sustentabilidade que sejam economicamente viáveis, socialmente justos e ecologicamente corretos.
Racionalizar as atividades econômicas, desenvolvendo formas de cooperação e convênios que auxiliem na produção e comercialização silvicultural.
Participar ativamente nas áreas rurais dos municípios abrangidos, com foco no desenvolvimento social, ambiental e econômico.
Garantir a saúde e segurança no trabalho de sua equipe, promovendo qualidade de vida.
Alinhar-se plenamente com a equipe de trabalho, motivando, capacitando e promovendo um ambiente de trabalho satisfatório.
Manter a melhoria contínua dos processos internos e externos de gestão, por meio de capacitação e treinamentos, bem como para o rol documental.
Manter uma conduta ética e moral fiel aos compromissos, assegurando o cumprimento de prazos e acordos estabelecidos com associados, parceiros e fornecedores.
Firmar com a sociedade, parceiros e fornecedores uma relação de proximidade, transparência e busca constante por ganhos sociais, ambientais e econômicos mútuos.